segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

Espanha - Guadalupe







Guadalupe é um município de Espanha na província de Cáceres, comunidade autónoma da Extremadura. Em Guadalupe pode-se ver o Real Mosteiro de Nossa Senhora de Gauadalupe, que foi dos Jerónimos, com uma arquitetura “Mudéjar” e com traços góticos, renacentistas e barrocos.

A visitar:
Igreja de Nossa Senhora;
Claustro Mudéjar;
Sala capitular;
Claustro  Gótico;
Sacristia e capela de S. Jerónimo;
Museus.

Um pouco de história:
A imagem espanhola de Nossa Senhora, que mais tarde tomou o título de Guadalupe, foi enviada de Roma a Sevilha pelo sumo pontífice São Gregório Magno, tendo ido ao seu encontro o arcebispo São Leandro, que com ela entrou processionalmente em Sevilha, onde foi objecto de fervoroso culto pelo espaço de um século apenas, por ter sido interrompido pela invasão muçulmana.

Os cristãos de Sevilha foram os primeiros a fugir, mas levaram consigo todas as relíquias e imagens que puderam transportar, entre elas a da Santíssima Virgem que tinha sido enviada de Roma. Como, com tão grande impedimento – o peso das imagens – o êxodo daqueles pobres cristãos se fazia muito lentamente, com grave risco de serem alcançados pelos mouros, eles foram ocultando pelo caminho as relíquias e imagens nos lugares que julgavam mais apropriados para subtraí-las às profanações daqueles infiéis. Os que levaram a imagem da Virgem procedente de Roma tomaram a direção e Extremadura, internando-se em uma aspérrima montanha, que mais tarde recebeu o nome de Guadalupe, palavra formada pelas palavras guad, que significa rio, por causa do que corre por suas cercanias, e lupe, lobos, por serem abundantes esses animais naquelas brenhas.

Cinco séculos depois, quando só o reino de Granada e alguns portos de mar ainda estavam em poder dos mouros, já o culto católico tinha recobrado seu esplendor em quase toda a península ibérica, e as imagens da Santíssima Virgem e dos santos que tinham sido escondidas pelos cristãos nos primeiros tempos da irrupção maometana já tinham sido colocadas em seus altares. Porém, faltava uma, justamente aquela que tinha sido o objeto predileto da devoção dos sevilhanos durante um século, e que tinha sido escondida pelos cristãos na montanha de Guadalupe e encontrada posteriormente por um pastor.

O rei Dom Afonso XI quando soube da prodigiosa descoberta de tão preciosa imagem, e grande foi seu zelo para que fosse venerada Nossa Senhora de Guadalupe. E não foi menor a recompensa que obteve por sua piedade, pois a ela deveu o assinalado triunfo que conseguiu sobre os mouros na  famosa batalha de Salado na qual desbaratou os que tinham ido da África em auxílio dos da Espanha. Terminado, o santuário de Nossa Senhora de Guadalupe foi entregue a doze capelães seculares até o reinado de Dom João I, época em que foi entregue aos religiosos de São Jerônimo, que começavam a florescer na Espanha com grande fama de santidade.

A imagem de Nossa Senhora de Guadalupe é descida de seu trono na véspera do dia 8 de Setembro, para ser levada em procissão  nesse dia pelo claustro do mosteiro anexo ao santuário. Fora desse dia, ninguém jamais se aproxima da venerada imagem, a não ser o religioso encarregado de cuidar dela e vesti-la, para o que há uma escada particular, interna, por onde apenas ele sobe.


Fonte:http://www.mariamaedaigreja.net/

Sem comentários: