domingo, 19 de dezembro de 2010

Mercado de Natal - Nuremberga



Apesar da ideia generalizada de que só recentemente o Natal se tornou uma festa de consumo, isso não é inteiramente verdade. Já no século XVII a compra de presentes nas feiras era frequente. E se há local onde essa tradição secular se mantém viva é na Alemanha, um país que ganha uma magia especial durante esta época.
São mais de 2500 os mercados de Natal que por todo o país são montados em cenários tão encantadores que é impossível não entrar no espírito festivo. Mas o mais famoso dos Christkindlsmarkt (mercado de Natal, em alemão) é, sem dúvida, o de Nuremberga, que todos os anos atrai nada menos do que 2 milhões de visitantes e transforma a cidade num conto de fadas.
A localização, na Hauptmarkt (praça do mercado), em pleno centro histórico, é fabulosa. É verdade que o centro foi totalmente reconstruído após os bombardeamentos de 1945, mas o ambiente medieval é muito convincente.
Os habitantes de Nuremberga levam a autenticidade muito a sério e no mercado não entram coisas de plástico “made in China”. Cidade de artes e ofícios, o artesanato tem aqui uma tradição bem marcada, assim como os brinquedos, outra actividade com muita história, como atestam a Feira Internacional do Brinquedo (que anualmente atrai quase tanta gente como o Mercado de Natal) e o Museu do Brinquedo. Com este historial pode imaginar as preciosidades decorativas que aqui se podem encontrar.
Apesar das multidões, a atmosfera é realmente especial: ao cair da noite o mercado ilumina-se e os aromas das “Nürnberger Rostbratwurst” (salsichas grelhadas), do gingerbread e do vinho quente enchem o ar.


Fonte: liveningonline.com

Sem comentários: